terça-feira, 20 de abril de 2010

VIRADOURO VIVE SEU PIOR MOMENTO EM 20 ANOS.

REBAIXADA, VIRADOURO PASSA POR CRISE E PRESIDENTE JÁ PENSA EM RENUNCIAR.
COM DÍVIDAS E OBRIGADA A DEIXAR A CIDADE DO SAMBA, ESCOLA VIVE SEU PIOR MOMENTO EM 20 ANOS.
Rio - Dois meses após ser rebaixada para o Grupo de Acesso, a Viradouro vive sua pior crise em 20 anos, tempo que ficou no Grupo Especial. Obrigada a sair da Cidade do Samba, conforme previsto no regulamento da Liesa, a escola não tem sequer dinheiro para fazer a mudança. Entre os profissionais da agremiação, ninguém sabe ao certo quem está mantido para o Carnaval 2011. A incerteza aumenta ainda mais com a possibilidade de saída do presidente Marco Lira, que enfraquecido politicamente, já pensa em renunciar ao cargo.

O dirigente já retirou seus objetos pessoais do barracão e estaria planejando deixar a presidência após o feriado do dia 23. Em caso de renúncia, o vice-presidente da Viradouro e irmão de Marco, Guto Lira, teria um mês para convocar novas eleições. Nos bastidores, comenta-se que Júnior Guimarães, filho do ex-presidente da Liesa Capitão Guimarães, seria um dos candidatos interessados em assumir o posto. Entre integrantes da comunidade, o nome de Luma de Oliveira, que chegou a lançar chapa no último pleito, ocorrido há dois anos, também está ganhando força. A família do bicheiro José Carlos Monassa Bessil, ex-patrono da escola falecido em 2005, também poderia indicar um
Marco Lira (D) não é visto em público desde a apuração | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Após ficar um tempo internado no Hospital das Clínicas de Niterói em março, Marco Lira tem evitado falar sobre o assunto. Segundo sua esposa, Mônica Lira, ele dará as explicações em breve. A primeira-dama, no entanto, desconversa quando o assunto é a renúncia. "Quando o Marco estiver disposto, ele falará. Só ele pode falar sobre esse negócio de renúncia". Procurada pelo Dia na Folia, a assessoria de Luma de Oliveira informou que ela ainda não foi procurada por ninguém da Viradouro e que não irá se pronunciar sobre a crise na agremiação de Niterói.

Viradouro sem prestígio na Liesa

Nas reuniões da Liesa, o presidente Marco Lira não é visto há meses. Integrantes da diretoria da entidade não escondem a insatisfação com o fato de nenhum representante da vermelho-e-branco frequentar os encontros. A última saia-justa aconteceu na última quarta-feira, quando a escola não enviou ninguém para receber os cadernos com as justificativas dos jurados.

A crise política pode comprometer o desfile de 2011, já que até o momento somente o carnavalesco Jack Vasconcelos, que foi contratado após o Carnaval, e o casal de mestre-sala e porta-bandeira Robson e Ana Paula estão confirmados na escola. Na semana passada, o coreógrafo Sérgio Lobato deixou o cargo e criticou a diretoria. O intérprete Wander Pires é outro que pode sair.

Torcedores protestaram por causa do rebaixamento e pediram a saída de Lira no Carnaval | Foto: Alex Slaib / A Tribuna
"Estou com vontade de permanecer, mas não sei como o presidente vai resolver as coisas. Estou aguardando uma posição, mas não posso esperar muito tempo. Se a escola está numa fase ruim é o momento de todos se ajudarem", revela Wander.

O carnavalesco Jack Vasconcelos admite que teve três conversas com Marco Lira, no entanto, ainda não conseguiu estar com a diretoria para propor o enredo de 2011. "O presidente me deu liberdade para criar e disse que não acredita mais em enredo patrocinado. Sei que a escola está num momento delicado, mas acho que é hora de quem está afastado se aproximar. O rebaixamento pode ser para a escola encontrar suas raízes", opina.

"Crise já era esperada", diz ex-intérprete

Fora da Viradouro desde 2008, o intérprete Dominguinhos do Estácio lamenta o problema político, mas diz que a crise já podia ser notada há algum tempo. "Isso já era esperado. Os componentes já sabiam que a escola não estava bem e não é de hoje. Infelizmente o caos aumentou e a coisa chegou nesse ponto. A comunidade é maravilhosa e não merece passar por isso. O presidente é uma boa pessoa, mas não conhece carnaval", avalia.

Para o veterano intérprete, Marco Lira deveria tentar uma coalização de forças. "Antes do Marco Lira pensar em renunciar ele deveria tentar unir a escola. Chama a Luma de Oliveira, o filho do Capitão Guimarães e a família do Monassa para conversar e decidir o que pode ser feito para ajudar a escola. Todos devem fazer isso por amor à escola, sem briga", completou.

MESTRE-SALA VIRA PRESIDENDA DA ESCOLA DO GRUPO D.

Após comemorar o resultado do carnaval 2010, que resultou o acesso ao Grupo Rio de Janeiro III (antigo Grupo D), o Império da Praça anunciou em um encontro restrito a sua comunidade, a nova diretoria que comandará a escola nos próximos dois anos. Sandro Avelar, que também conduziu o pavilhão da Unidos da Tijuca como segundo mestre-sala ao campeonato deste ano, é o novo presidente da verde e branca que desfilará na Intendente Magalhães, na Segunda-feira de Carnaval, em 2011.

- Trago no peito essa alegria. Fez a diferença ter sido nomeado pela comunidade da escola. Com esta força e planejamento, vamos rumar ao título no próximo carnaval, diz o jovem presidente, de apenas 23 anos, finalizando o seu discurso.

Ciente da responsabilidade do que é colocar um carnaval na Avenida, Sandro aposta na experiência de sua diretoria e em uma administração participativa - que já estuda alguns temas de enredo para 2011 e seleciona profissionais de carnaval para preencher determinados cargos nos principais segmentos da Agremiação.

ATRIZ CRIS VIANNA É A NOVA RAINHA DE BATERIA DA GRANDE RIO:

A atriz Cris Vianna será em breve coroada como a nova rainha de bateria da Grande Rio. Ela foi escolhida para assumir o posto deixado pela também atriz Paola Oliveira. Paulista e ex-modelo, Cris Vianna atualmente está na novela "Tempos Modernos" da "TV Globo". Este ano, ela desfilou pela escola de Caxias, fazendo parte da comissão de frente da escola.

MARCO LIRA DEVE DEIXAR A VIRADOURO:

Uma bomba pode estourar pelas bandas de Niterói ainda esta semana. O presidente da Viradouro, Marco Lira, deve deixar a direção da escola e uma carta de renúncia já estaria pronta. Nela, o dirigente passaria o cargo para o irmão, Guto Lira, até uma nova eleição ser marcada ainda este semestre. Atualmente, Guto Lira ocupa a vice-presidência da Viradouro.

Nos bastidores de Niterói, o nome da ex-rainha de bateria Luma de Oliveira surge mais uma vez como possível candidata para sucessão de Marco Lira. Em maio de 2008, a empresária chegou a concorrer à presidência, mas desistiu da candidatura antes da votação. A eleição acabou sendo vencida por Marco Lira. Luma de Oliveira receberia o apoio da família do ex-comandante da Viradouro, José Carlos Monassa, falecido em 2005. No mesmo ano, o inspetor da Polícia Civil Marco Lira - considerado o braço direito de Monassa - assumiria a presidência.

Após três carnavais longe do Sábado das Campeãs, a administração Marco Lira vem sofrendo com a pressão da comunidade de Niterói. Principalmente, após a escola perder importantes nomes como o intérprete Dominguinhos do Estácio, o mestre de bateria Ciça e o afastamento do compositor Gusttavo Clarão, campeão oito vezes de samba-enredo da Viradouro. Desde 1991 no Grupo Especial, a Viradouro caiu este ano para o Grupo A, após realizar um desfile plasticamente bem inferior em relação às outras agremiações concorrentes.

sábado, 10 de abril de 2010

LINS IMPERIAL: AMENDOIM DO SAMBA LANÇA CHAPA PARA CONCORRER À PRESIDÊNCIA

Foi dada a largada para a eleição presidencial na Lins Imperial, escola que atualmente desfila no Grupo Rio de Janeiro I, o antigo B. Compositor vitorioso na Mangueira e na Beija-Flor, Cristiano Costa, mais conhecido como Amendoim do Samba, lançou chapa para concorrer ao cargo e já tem até slogan de campanha: "O meu lugar ao sol é estar com a Lins imperial".

Em caso de vitória, o enredo já foi definido: será sobre o Maranhão e os filhos ilustres do Estado, como Alcione e Zeca Baleiro. De acordo com o compositor, o tema contará também com uma subvenção de R$ 200 mil da secretaria estadual de turismo. Lanne Santana e Arnaldo Motta serão os carnavalescos.

Amendoim do Samba é candidato a presidente da Lins Imperial | Foto: Divulgação
Ciente do desafio de reerguer uma agremiação tão tradicional como a Lins, Amendoim afirma que o objetivo principal da candidatura é estruturar a escola para assim poder retornar ao Grupo de Acesso A. Diversas empresas estariam dispostas a financiar projetos sociais para comunidade. "Queremos fazer projetos sociais que se estenderiam aos bairros próximos. As opções seriam alfabetização, internet, dança e teatro", diz. O sambista pretende ainda fazer a obra de cobertura da quadra.

Se for eleito, Amendoim adianta que Celino dias retomará o posto de intérprete oficial e Cristiano e Manuela continuarão como mestre-sala e porta-bandeira. Segundo ele, existe a ideia de fazer um concurso entre as mulheres da comunidade para as vagas de rainha, primeira e segunda princesas de bateria. Ricardo 10, que comandou o microfone em 2010, poderá assumir a vice-presidência de Carnaval. Mestre Marcio permanecerá com sua equipe à frente da bateria.

VIRADOURO TEM QUE DEIXAR A CIDADE DO SAMBA

Rebaixada para o Grupo de Acesso, a Viradouro, ocupará o antigo barracão da União da Ilha – próximo da Novo Rio, já que tem até o dia 15 de abril para deixar a Cidade do Samba, para ceder o lugar para à São Clemente, que retorna ao Grupo Especial.

Presidente é cadidato à reeleição -

Reinaldo Lúcio da Silva, conhecido como Madrugada - Presidente da Unidos de Padre Miguel, voltou atrás e será candidato à reeleição na Escola. Em abril será realizada a eleição.

SRES LINS IMPERIAL - ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA

Segunda-feira, dia 12 de abril de 2010, acontecerá na quadra da Escola, Assembléia Extraordinária, a partir das 19:00 horas.
Dentre outros assuntos, serão apresentadas as chapas concorrentes aos Cargos de: Presidente e Vice-Presidente.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Renata Monier é a nova coreográfa do Império da Tijuca.

Renata Monier é a nova coreógrafa do Império da Tijuca. Ela assume a vaga aberta com a saída de Júnior Scapin, que pediu dispensa na semana passada. Segundo o presidente da verde-e-branco do Morro da Formiga, Antônio Telles, o 'Tê', Renata terá todo o suporte necessário para trabalhar, já que ainda se recupera de uma meningite que quase lhe tirou a vida em 2009.

No último Carnaval, Renata Monier emocionou o mundo do samba ao elaborar a coreografia da comissão de frente do Paraíso do Tuiuti, mesmo tendo perdido parte da visão e da audição com a doença.
Aos 38 anos, a coreógrafa deu um exemplo de superação na Sapucaí e agora segue com sua recuperação. Com mais de 10 anos de carreira, ela já teve passagens por escolas como Vila Isabel, Porto da Pedra, Rocinha e ... LINS IMPERIAL.

SORTEIO DA ORDEM DE DESFILE - DIA 06 DE ABRIL.

A Associação das Escolas de Samba Mirins estará realizando o sorteio da ordem dos desfiles para o Carnaval 2011 na próxima terça-feira, a partir das 19h, na sede da AESM-RIO. Pela primeira vez, a entidade convida parceiros, personalidades e imprensa para participarem do evento. As 16 agremiações estarão sendo representadas por seus dirigentes, que estarão esclarecendo aos presentes sobre os sambas de enredo que reeditarão no próximo carnaval. A sede da AESM-RIO fica na Rua São Carlos, 21 - Estácio.

Serviço:
Encontro para sorteio da ordem dos desfiles das escolas de samba mirins - Carnaval 2011
Data: 06 de Abril de 2010
Horário: 19h
Local: Quadra da escola de samba mirim Nova Geração do Estácio de Sá (Rua São Carlos 21 - Estácio).
Entrada: Restrita para convidados e imprensa

quinta-feira, 1 de abril de 2010

ENREDO DA UNIÃO DA ILHA – “O MISTÉRIO DA VIDA”.

Ney Filardi Presidente da Agremiação, anunciou o título do enredo para 2011 “O Mistério da Vida” – tema extraído da obra do naturalista britânico Charles Darwin, ficou famoso por conta da teoria que explicava a evolução Humana.. Dia 23 de abril, será entregue a sinopse do enredo durante a Festa de São Jorge.